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ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS



Sabia que a elaboração de um trabalho exige que o estudante, além do conteúdo, prepare uma adequada apresentação visual, prestando atenção às margens, espaçamentos, paginação, referências, capa, enfim, à organização de cada elemento que compõe o trabalho?
Geralmente o tema é indicado pelo professor e a pesquisa é resultado dessa solicitação, no entanto, para além de atender uma necessidade escolar, o trabalho de pesquisa leva o educando a conhecer mais e a tornar-se capaz de utilizar a pesquisa como processo contínuo de aprender e aprimorar seu aprendizado.
Para que o trabalho esteja conforme o esperado, é importante organizar-se seguindo a ordenação das etapas correspondentes à sequência da investigação, bem como apresentar clareza, coerência, sistematização e qualidade na escrita.
Escrever corretamente é tarefa difícil para professores, escritores, donas de casa, médicos e, inclusive, para estudantes! Por isso, na produção de seus trabalhos, principalmente nos primeiros, tenha disponíveis todas as informações possíveis e necessárias para fazer o texto ter uma sequência lógica e, com isso, fazer o leitor entender o conteúdo, as questões norteadores, os objetivos, continuando a leitura até o final. A estruturação de um trabalho pode ser comparada com uma construção: o pedreiro faz com que cada tijolo apoie o que lhe é posto sequencialmente, cada um contribui para a harmonia do conjunto, ou seja, na estruturação do texto devemos observar a lógica na ordenação das etapas, só assim elas poderão contribuir para o entendimento do texto em sua totalidade.
É comum ouvir o aluno falar: tenho tudo na cabeça, mas não consigo passar para o papel. Para o estudante colocar no papel o seu pensamento, é fundamental conhecer os procedimentos metodológicos para ordenar seus conhecimentos e observações dos fatos, relatando as descobertas da pesquisa de forma que haja começo, meio e fim, isto é, seguindo etapas de forma lógica que levam à compreensão do trabalho escrito e ao desenvolvimento gradativo das idéias pesquisadas. Quer saber então como estruturar um trabalhado de forma adequada? Leia com atenção o que vai ser apresentado a seguir.

O que é pesquisa?
Essa pergunta pode ser respondida de muitas formas. Adiante, veremos como alguns autores conceituam pesquisa. Pesquisar significa procurar respostas para indagações propostas.
Demo (2000, p. 34) define a pesquisa como atividade cotidiana, considerando-a uma atitude, “um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.
Para Cervo e Bervian (1983, p. 50), pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos científicos.
As citações nos remetem ao entendimento de que, para acontecer a pesquisa, é necessário termos um problema a ser investigado. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas e dúvidas, mediante o emprego de procedimentos científicos, como a pesquisa.
Elementos pré-textuais
Capa; Folha de rosto; Listas (opcional); Tabelas e ilustrações (organograma, mapa, fluxograma, gráfico, esquema, quadro, etc.) (opcional); Lista de siglas e símbolos e abreviaturas (opcional); Sumário.
Elementos textuais
Introdução (apresentação geral da temática do trabalho, das questões a que se propõe sua pesquisa, noção introdutória do assunto abordado); Desenvolvimento (fundamentação teórica de autores, por meio de citações, pode ser dividida em capítulos); Conclusão (principais resultados e suas implicações, síntese geral das idéias desenvolvidas ao longo do trabalho.
Elementos pós-textuais
Referências (indicação dos locais onde você pesquisou, livros, artigos); Glossário, apêndices, anexos e índice.
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa
            A capa é um elemento obrigatório. Deve obedecer a seguinte ordem: nome da instituição, nome do curso, nome completo do(s) autor(es), título, subtítulo (caso haja), local (cidade da instituição onde o trabalho será apresentado), ano da entrega do trabalho. Todos os elementos da capa devem ser escritos com todas as letras maiúsculas, centralizado, fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12.
            Folha de rosto
            Elemento obrigatório. São apresentados os mesmos elementos da capa, com exceção do nome da instituição; há a inclusão da descrição da natureza do trabalho (pesquisa, relatório, resumo, síntese, etc.), da disciplina a qual o trabalho é submetido e o nome do professor que orientou e/ou solicitou o trabalho. A descrição é feita com recuo de 8 cm à esquerda.
            Listas
            Elemento opcional. Pode haver diferentes listas: ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos. As ilustrações podem ser classificadas como: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas-baixas, quadros, figuras e outros. A lista de tabelas deve vir após a de ilustrações, caso haja, seu objetivo é apresentar informações de elementos com tratamento estatístico. As abreviaturas e siglas utilizadas no texto devem ser relacionadas numa lista própria, acompanhadas das palavras correspondentes. No caso do uso de símbolos o procedimento é o mesmo: aparecem as expressões por extenso e/ou que correspondam ao símbolo utilizado.
            Os itens das listas devem ser identificados pela sua natureza designativa de acordo com o tipo de elemento, o detalhamento a que se refere – como uma espécie de título – e o seu respectivo número de página onde se encontrará no corpo do trabalho.

            Sumário
            Elemento obrigatório. Tem a finalidade de fornecer uma visão geral da estrutura do trabalho, permitindo a localização por assunto.
            A palavra SUMÁRIO deve ser centralizada, escrita em maiúscula e em negrito. Os elementos pré-textuais não devem aparecer no sumário, apenas os elementos textuais e pós-textuais. Precisam constar os capítulos e subcapítulos (ou seções e subseções) com seus respectivos títulos e as páginas em que se iniciam. Os títulos não numerados também devem aparecer (Introdução, Conclusão ou Considerações finais, Referências, Apêndices, Anexos, Índice, Glossário).

ELEMENTOS TEXTUAIS
            Os elementos textuais correspondem à parte mais importante do trabalho: é onde se concentram os resultados do esforço intelectual do aluno. São compostos por três partes fundamentais integradas: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (também chamado de Considerações finais).



Introdução
Introdução é a parte do trabalho na qual o assunto é apresentado, de maneira clara, precisa e sintética, e tem a função de situar o leitor no contexto do tema pesquisado. A introdução de um texto é um convite, mas, para isso, é preciso refletir sobre o assunto. Deve ser apresentada a questão norteadora da pesquisa, os objetivos e expectativas, a metodologia adotada e os passos para a pesquisa, a relevância e a justificativa para a pesquisa da sua temática. Também pode ser feita uma contextualização histórica acerca do tema, com resultados de outras pesquisas feitas por importantes cientistas, teóricos, filósofos, etc. Na introdução, devem estar respondidas, principalmente, estas três questões básicas:
·         O que pesquisar?
·         Por que e para que pesquisar?
·         Como pesquisar?
Uma boa sugestão é escrever a Introdução em duas etapas: a primeira logo no início de sua pesquisa ou antes de iniciá-la, nesta fase você terá facilidade para pensar o que pretende com a pesquisa, os objetivos e sua importância; deixe para finalizá-la e “lapidá-la” quando o trabalho estiver completo, assim você terá claras as ideias e os conceitos principais, saberá até onde a pesquisa e levou.
Desenvolvimento
É o “corpo” do trabalho, a parte mais densa e mais extensa. É onde se analisa, problematiza, discute, explica e apresenta as principais ideias e conceitos dos autores e das obras que foram utilizadas para responder a sua questão norteadora (que foi bem explorada na introdução do seu trabalho).
Pode ser dividido em capítulos e subcapítulos (ou seções e subseções), cada um com um título específico. A divisão do tema principal do seu trabalho em capítulos e estes, por sua vez, em subcapítulos menores, indica que, para melhor desenvolver a questão, é necessária organização de forma hierárquica das questões e dos temas. Dividir o desenvolvimento em capítulos, demonstra conhecimento do tema e aprofundamento na pesquisa por parte do aluno.

Conclusão ou Considerações finais
A conclusão também pode ser chamada de Considerações finais. Trata-se da recapitulação das questões apresentadas na introdução, principalmente da questão norteadora da pesquisa, bem como dos principais resultados apresentados durante o desenvolvimento. Deve ser baseada em dados comprovados, evitar o uso de citações.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
            Aparecem complementando os elementos textuais, ajustando o término do trabalho. São eles: referências (obrigatório); glossário (opcional); apêndices (opcional); anexos (opcional); índices (opcional).
Referências
Elemento obrigatório. É destinado a orientar, preparar e reunir as referências do material utilizado para a produção de trabalhos de pesquisa. As referências podem ser de livros, parte de livros, artigos, guias, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos acadêmicos, meios eletrônicos e muitos outros.
Glossário
Elemento opcional. Aparece em folha seguinte às referências. Relata em ordem alfabética as expressões ou palavras de termos de uso restrito, podendo ser elas técnicas, ou de sentido obscuro, pouco usual. Tem o objetivo de que o leitor consiga compreender melhor as respectivas significações.
Apêndices
Elemento opcional. São complementos elaborados pelo autor, para a melhor compreensão do trabalho, ou seja, destinam-se a complementar as ideias desenvolvidas no decorrer do trabalho. A numeração de páginas deve ser sequencial, cuja identificação é feita com letra seguida de travessão e título.
Anexos
Elemento opcional. Dão suporte ao texto e não são elaborados pelo autor. Tal qual o apêndice, a identificação deve ser feita com letras maiúsculas e não com número, seguida de travessão e o título.
Índices
Elemento opcional. É um detalhamento dos assuntos, títulos, nomes, datas e outros elementos que o autor queira destacar, por ordem alfabética; indica a exata localização no texto.
FORMA DE APRESENTAÇÃO
Um trabalho escolar deve seguir algumas normas de apresentação, como tipo e tamanho da letra, paginação, espaçamento, etc.
O papel a ser usado pode ser branco ou reciclado, formato A4 (21 x 29,7 cm). A margem da folha deve ser: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm. A escrita pode ser feita no verso e anverso (frente) da folha ou somente no anverso (frente).
A fonte pode ser Times New Roman ou Arial, à escolha do aluno, cor preta, tamanho 12 para textos, 10 ou 11 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legenda das ilustrações e tabelas.
A numeração das páginas deve aparecer no canto superior direito da folha. Contamos a partir da folha de rosto, mas a numeração da página só aparece a partir da Introdução e segue até a última folha do trabalho. Atenção à sua escolha de escrever no verso e anverso da folha (ou somente no anverso), pois isto implica na numeração das páginas.
O espacejamento entre as linhas do texto do corpo do trabalho é espaço 1,5; dos elementos pré-textuais e pós-textuais é Simples (1,0).
Os títulos são escritos em letra maiúscula e em negrito. Os títulos não numerados (Listas, Sumário, Introdução, Considerações Finais, Referências, Apêndice, etc.) recebem o alinhamento centralizado; os títulos numerados (capítulos e subcapítulos) são alinhados à esquerda.
Os títulos dos elementos textuais deverão ser numerados da Introdução à Conclusão e deverão obedecer a uma hierarquia, conforme a seguir:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAPÍTULO PRIMEIRO)
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (SUBCAPÍTULO)
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
As seções primárias devem ser iniciadas em uma nova página, mesmo que haja espaço útil na página anterior.
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CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO






NOME COMPLETO DO ALUNO











TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO (se houver)






TOLEDO/PR
2012


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CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO






NOME COMPLETO DO ALUNO








TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO (se houver)




Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Filosofia como requisito parcial para avaliação.
Professora: Luiza Helena Hilgert


TOLEDO/PR
2012
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Avalie essa publicação, onde 5 e o maior nivel de satisfação.

O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo.No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito (mostrado) para se realizar, utiliza várias idéias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.

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Bizu Colaborador

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