Sabia que a elaboração de um trabalho exige que o estudante, além do
conteúdo, prepare uma adequada apresentação visual, prestando atenção às
margens, espaçamentos, paginação, referências, capa, enfim, à organização de
cada elemento que compõe o trabalho?
Geralmente o tema é indicado pelo professor e a pesquisa é resultado
dessa solicitação, no entanto, para além de atender uma necessidade escolar, o
trabalho de pesquisa leva o educando a conhecer mais e a tornar-se capaz de
utilizar a pesquisa como processo contínuo de aprender e aprimorar seu
aprendizado.
Para que o trabalho esteja conforme o esperado, é importante
organizar-se seguindo a ordenação das etapas correspondentes à sequência da
investigação, bem como apresentar clareza, coerência, sistematização e
qualidade na escrita.
Escrever corretamente é tarefa difícil para professores, escritores,
donas de casa, médicos e, inclusive, para estudantes! Por isso, na produção de
seus trabalhos, principalmente nos primeiros, tenha disponíveis todas as
informações possíveis e necessárias para fazer o texto ter uma sequência lógica
e, com isso, fazer o leitor entender o conteúdo, as questões norteadores, os
objetivos, continuando a leitura até o final. A estruturação de um trabalho
pode ser comparada com uma construção: o pedreiro faz com que cada tijolo apoie
o que lhe é posto sequencialmente, cada um contribui para a harmonia do
conjunto, ou seja, na estruturação do texto devemos observar a lógica na
ordenação das etapas, só assim elas poderão contribuir para o entendimento do
texto em sua totalidade.
É comum ouvir o aluno falar: tenho tudo na cabeça, mas não consigo
passar para o papel. Para o estudante colocar no papel o seu pensamento, é
fundamental conhecer os procedimentos metodológicos para ordenar seus
conhecimentos e observações dos fatos, relatando as descobertas da pesquisa de
forma que haja começo, meio e fim, isto é, seguindo etapas de forma lógica que
levam à compreensão do trabalho escrito e ao desenvolvimento gradativo das
idéias pesquisadas. Quer saber então como estruturar um trabalhado de forma
adequada? Leia com atenção o que vai ser apresentado a seguir.
O que é pesquisa?
Essa pergunta pode ser respondida de muitas formas. Adiante, veremos como
alguns autores conceituam pesquisa. Pesquisar significa procurar respostas para
indagações propostas.
Demo (2000, p. 34) define a pesquisa como atividade cotidiana,
considerando-a uma atitude, “um questionamento sistemático crítico e criativo,
mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com
a realidade em sentido teórico e prático”.
Para Cervo e Bervian (1983, p. 50), pesquisa é um conjunto
de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base
procedimentos científicos.
As citações nos remetem ao entendimento de que, para acontecer a
pesquisa, é necessário termos um problema a ser investigado. O objetivo
fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas e dúvidas,
mediante o emprego de procedimentos científicos, como a pesquisa.
Elementos pré-textuais
Capa; Folha de rosto; Listas (opcional); Tabelas e ilustrações
(organograma, mapa, fluxograma, gráfico, esquema, quadro, etc.) (opcional);
Lista de siglas e símbolos e abreviaturas (opcional); Sumário.
Elementos textuais
Introdução (apresentação geral da temática do trabalho, das questões a
que se propõe sua pesquisa, noção introdutória do assunto abordado);
Desenvolvimento (fundamentação teórica de autores, por meio de citações, pode
ser dividida em capítulos); Conclusão (principais resultados e suas
implicações, síntese geral das idéias desenvolvidas ao longo do trabalho.
Elementos pós-textuais
Referências (indicação dos locais onde você pesquisou, livros, artigos);
Glossário, apêndices, anexos e índice.
ELEMENTOS
PRÉ-TEXTUAIS
Capa
A capa é um elemento obrigatório.
Deve obedecer a seguinte ordem: nome da instituição, nome do curso, nome
completo do(s) autor(es), título, subtítulo
(caso haja), local (cidade da instituição onde o trabalho será apresentado),
ano da entrega do trabalho. Todos os elementos da capa devem ser escritos com
todas as letras maiúsculas, centralizado, fonte Times New Roman ou Arial
tamanho 12.
Folha de rosto
Elemento
obrigatório. São apresentados os mesmos elementos da capa, com exceção do nome
da instituição; há a inclusão da descrição da natureza do trabalho (pesquisa,
relatório, resumo, síntese, etc.), da disciplina a qual o trabalho é submetido
e o nome do professor que orientou e/ou solicitou o trabalho. A descrição é
feita com recuo de 8 cm à esquerda.
Listas
Elemento
opcional. Pode haver diferentes listas: ilustrações, tabelas, abreviaturas e
siglas, símbolos. As ilustrações podem ser classificadas como: desenhos,
esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas,
plantas-baixas, quadros, figuras e outros. A lista de tabelas deve vir após a
de ilustrações, caso haja, seu objetivo é apresentar informações de elementos
com tratamento estatístico. As abreviaturas e siglas utilizadas no texto devem
ser relacionadas numa lista própria, acompanhadas das palavras correspondentes.
No caso do uso de símbolos o procedimento é o mesmo: aparecem as expressões por
extenso e/ou que correspondam ao símbolo utilizado.
Os itens
das listas devem ser identificados pela sua natureza designativa de acordo com
o tipo de elemento, o detalhamento a que se refere – como uma espécie de título
– e o seu respectivo número de página onde se encontrará no corpo do trabalho.
Sumário
Elemento
obrigatório. Tem a finalidade de fornecer uma visão geral da estrutura do
trabalho, permitindo a localização por assunto.
A
palavra SUMÁRIO deve ser centralizada, escrita em maiúscula e em negrito. Os
elementos pré-textuais não devem aparecer no sumário, apenas os elementos
textuais e pós-textuais. Precisam constar os capítulos e subcapítulos (ou
seções e subseções) com seus respectivos títulos e as páginas em que se
iniciam. Os títulos não numerados também devem aparecer (Introdução, Conclusão
ou Considerações finais, Referências, Apêndices, Anexos, Índice, Glossário).
ELEMENTOS TEXTUAIS
Os
elementos textuais correspondem à parte mais importante do trabalho: é onde se
concentram os resultados do esforço intelectual do aluno. São compostos por
três partes fundamentais integradas: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
(também chamado de Considerações finais).
Introdução
Introdução é a parte do trabalho na qual o assunto é apresentado, de
maneira clara, precisa e sintética, e tem a função de situar o leitor no
contexto do tema pesquisado. A introdução de um texto é um convite, mas, para
isso, é preciso refletir sobre o assunto. Deve ser apresentada a questão
norteadora da pesquisa, os objetivos e expectativas, a metodologia adotada e os
passos para a pesquisa, a relevância e a justificativa para a pesquisa da sua
temática. Também pode ser feita uma contextualização histórica acerca do tema,
com resultados de outras pesquisas feitas por importantes cientistas, teóricos,
filósofos, etc. Na introdução, devem estar respondidas, principalmente, estas
três questões básicas:
·
O que pesquisar?
·
Por que e para que
pesquisar?
·
Como pesquisar?
Uma boa sugestão é
escrever a Introdução em duas etapas: a primeira logo no início de sua pesquisa
ou antes de iniciá-la, nesta fase você terá facilidade para pensar o que
pretende com a pesquisa, os objetivos e sua importância; deixe para finalizá-la
e “lapidá-la” quando o trabalho estiver completo, assim você terá claras as
ideias e os conceitos principais, saberá até onde a pesquisa e levou.
Desenvolvimento
É o
“corpo” do trabalho, a parte mais densa e mais extensa. É onde se analisa,
problematiza, discute, explica e apresenta as principais ideias e conceitos dos
autores e das obras que foram utilizadas para responder a sua questão
norteadora (que foi bem explorada na introdução do seu trabalho).
Pode ser
dividido em capítulos e subcapítulos (ou seções e subseções), cada um com um
título específico. A divisão do tema principal do seu trabalho em capítulos e
estes, por sua vez, em subcapítulos menores, indica que, para melhor
desenvolver a questão, é necessária organização de forma hierárquica das
questões e dos temas. Dividir o desenvolvimento em capítulos, demonstra
conhecimento do tema e aprofundamento na pesquisa por parte do aluno.
Conclusão ou
Considerações finais
A conclusão também pode
ser chamada de Considerações finais. Trata-se da recapitulação das questões
apresentadas na introdução, principalmente da questão norteadora da pesquisa,
bem como dos principais resultados apresentados durante o desenvolvimento. Deve
ser baseada em dados comprovados, evitar o uso de citações.
ELEMENTOS
PÓS-TEXTUAIS
Aparecem complementando os elementos
textuais, ajustando o término do trabalho. São eles: referências (obrigatório);
glossário (opcional); apêndices (opcional); anexos (opcional); índices
(opcional).
Referências
Elemento obrigatório. É destinado a orientar, preparar e reunir as
referências do material utilizado para a produção de trabalhos de pesquisa. As
referências podem ser de livros, parte de livros, artigos, guias, periódicos,
trabalhos de conclusão de curso, trabalhos acadêmicos, meios eletrônicos e
muitos outros.
Glossário
Elemento opcional. Aparece em folha seguinte às referências. Relata em
ordem alfabética as expressões ou palavras de termos de uso restrito, podendo
ser elas técnicas, ou de sentido obscuro, pouco usual. Tem o objetivo de que o
leitor consiga compreender melhor as respectivas significações.
Apêndices
Elemento opcional. São complementos elaborados pelo autor, para a melhor
compreensão do trabalho, ou seja, destinam-se a complementar as ideias
desenvolvidas no decorrer do trabalho. A
numeração de páginas deve ser sequencial, cuja identificação é feita com letra
seguida de travessão e título.
Anexos
Elemento opcional. Dão suporte ao texto e não são elaborados pelo autor.
Tal qual o apêndice, a identificação deve ser feita com letras maiúsculas e não
com número, seguida de travessão e o título.
Índices
Elemento opcional. É um detalhamento dos assuntos, títulos, nomes, datas
e outros elementos que o autor queira destacar, por ordem alfabética; indica a
exata localização no texto.
FORMA DE
APRESENTAÇÃO
Um trabalho escolar deve seguir algumas normas de
apresentação, como tipo e tamanho da letra, paginação, espaçamento, etc.
O papel a ser usado pode ser branco ou reciclado, formato
A4 (21 x 29,7 cm). A margem da folha deve ser: superior e esquerda, 3 cm;
inferior e direita, 2 cm. A escrita pode ser feita no verso e anverso (frente)
da folha ou somente no anverso (frente).
A fonte pode ser Times New Roman ou Arial, à escolha do
aluno, cor preta, tamanho 12 para textos, 10 ou 11 para citações com mais de
três linhas, notas de rodapé, paginação, legenda das ilustrações e tabelas.
A numeração das páginas deve aparecer no canto superior
direito da folha. Contamos a partir da folha de rosto, mas a numeração da
página só aparece a partir da Introdução e segue até a última folha do
trabalho. Atenção à sua escolha de escrever no verso e anverso da folha (ou
somente no anverso), pois isto implica na numeração das páginas.
O espacejamento entre as linhas do texto do corpo do
trabalho é espaço 1,5; dos elementos pré-textuais e pós-textuais é Simples
(1,0).
Os títulos são escritos em letra maiúscula e em negrito. Os
títulos não numerados (Listas, Sumário, Introdução, Considerações Finais,
Referências, Apêndice, etc.) recebem o alinhamento centralizado; os títulos
numerados (capítulos e subcapítulos) são alinhados à esquerda.
Os títulos dos elementos textuais deverão ser numerados da
Introdução à Conclusão e deverão obedecer a uma hierarquia, conforme a seguir:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAPÍTULO PRIMEIRO)
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (SUBCAPÍTULO)
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária
As seções primárias devem ser iniciadas em uma nova página, mesmo que
haja espaço útil na página anterior.
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CENTRO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA
ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO
NOME COMPLETO DO
ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO (se houver)
TOLEDO/PR
2012
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CENTRO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA
ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO
NOME COMPLETO DO
ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO:
SUBTÍTULO (se houver)
Trabalho de pesquisa apresentado
à disciplina de Filosofia como requisito parcial para avaliação.
Professora: Luiza Helena Hilgert
TOLEDO/PR
2012
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------Avalie essa publicação, onde 5 e o maior nivel de satisfação.
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